Segunda-feira, Junho 17, 2024

O Consumo de Bebidas Alcoólicas à Luz da Bíblia

O consumo de bebidas alcoólicas é um tema que frequentemente gera debates principalmente com protestantes puritantistas. Algumas denominações e indivíduos defendem que o consumo de álcool é pecaminoso, enquanto outros argumentam que, quando consumido com moderação, não há pecado nisso. Este texto busca analisar, à luz das Escrituras, se o consumo de bebidas alcoólicas é considerado pecado e destacar o primeiro milagre de Jesus, que transformou a água em vinho, fornecendo uma breve exegese da passagem e do termo “vinho” em grego.

O Primeiro Milagre de Jesus: A Transformação da Água em Vinho

O primeiro milagre de Jesus, conforme registrado no Evangelho de João, capítulo 2, versículos 1 a 11, ocorreu em um casamento em Caná da Galiléia. Durante a festa, o vinho acabou, e Maria, mãe de Jesus, trouxe a questão a Ele. Jesus ordenou que os servos enchessem seis talhas de pedra com água, que Ele então transformou em vinho.

Exegese de João 2,1-11:

  1. Contexto Cultural e Histórico: Na cultura judaica do primeiro século, o vinho era uma parte integral das celebrações e festividades. O casamento em Caná da Galiléia seguia essa tradição, onde o vinho era essencial para a alegria da festa.
  2. Termo “Vinho” no Grego: A palavra grega usada para vinho nesta passagem é “οἶνος” (oinos). Este termo refere-se a vinho fermentado e alcoólico, diferentemente de suco de uva não fermentado. Isto é corroborado pelo elogio do chefe dos serventes ao noivo, indicando que o vinho produzido por Jesus era de alta qualidade (João 2,10).

“Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: “É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho me­lhor até agora”.”

O que basicamente o chefe dos serventes está dizendo ao noivo é que o vinho que Jesus transformou era o próprio vinho bom que deixava os convidados “quase” embreagados. Tentar sugerir, como alguns propoem que Jesus transformou água em suco de uva não tem qualquer base, pela simples leitura da passagem.

3. O fato de Jesus transformar a água em vinho em uma festa de casamento valida implicitamente que o consumo de vinho, em si, não é pecaminoso. Se fosse, seria inconcebível que Jesus, sendo perfeito e sem pecado, realizasse um milagre que incentivasse algo pecaminoso.

  1. Uso Moderado e Sabedoria:
    • Provérbios 20,1: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que por eles é vencido não é sábio.” Esta passagem adverte contra o uso excessivo de álcool, mas não proíbe seu consumo moderado.
    • Efésios 5,18: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.” Aqui, Paulo adverte contra a embriaguez, não contra o consumo do vinho em si.
  2. Exemplos de Consumo Moderado na Bíblia:
    • Salmo 104,14-15: “Ele faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão, e o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que lhe faz reluzir o rosto, e o pão que lhe fortalece o coração.”
    • 1 Timóteo 5,23: “Não bebas mais só água, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.

Provérbios 31,6-7  “Dê bebida fermentada aos que estão prestes a morrer e vinho aos que estão angustiados, para que bebam e se esqueçam da sua pobreza e não se lembrem mais da sua infelicidade.”

Seria meio estranho tomar suco de uva para esquecer os problemas.

Conclusão

À luz das Escrituras, o consumo de bebidas alcoólicas não é classificado como pecado quando feito de maneira moderada e responsável. O uso excessivo e a embriaguez são claramente condenados, mas o consumo moderado é aceito e até mesmo mostrado como uma parte da vida social e religiosa no contexto bíblico. O primeiro milagre de Jesus, transformando água em vinho, confirma que o vinho era uma bebida comum e aceitável, usada em celebrações importantes. Portanto, argumentar que o consumo moderado de bebidas alcoólicas é pecado não encontra suporte sólido na Bíblia.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos mais populares