Sábado, Maio 18, 2024

A “consagração do mundo”

738. Nos últimos tempos, fala-se muito da “consagração do mundo” como uma das tarefas mais importantes e apropriadas dos leigos. Pio XII usou repetidamente a expressão consecratio mundi falando sobre os deveres fundamentais dos leigos no mundo de hoje[1].

Mas é necessário precisar com total exatidão e com cuidado o verdadeiro significado e escopo dessa magnífica fórmula, que pode facilmente prestar-se a interpretações distorcidas, alheias por completo ao pensamento da Igreja.

Antes de tudo, é necessário precisar o verdadeiro significado dos dois termos que nela se empregam: consagração e mundo. Todas as confusões nasceram, fundamentalmente, por não haver sido definido de forma clara e objetiva o sentido verdadeiro e autêntico dessas duas palavras.

Primeiro, o que se entende por «consagração» no contexto em questão?

Em geral, entende-se consagrar como «tornar sagrado» algo que não era antes da consagração. Antes de ser consagrado, um cálice é simplesmente um vaso de metal mais ou menos valioso; depois de sua “consagração” é um vaso sagrado, que só pode ser usado no altar do sacrifício. Pão e vinho comuns tornam-se, após sua consagração eucarística, algo tão sagrado e divino quanto o corpo e o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. A consagração é, então, “tornar sagrado” uma coisa que antes da consagração não era, embora tivesse a aptidão de ser se uma consagração caísse sobre ela. As coisas são consagradas ou “se tornam sagradas” quando se as relaciona a Deus ou ao culto devido a Deus.

Levando em conta essas noções elementares, o verdadeiro significado da palavra consagração pode ser especificado na fórmula em questão. É sobre consagrar o mundo, isto é, torná-lo sagrado, relacioná-lo com Deus ou com a adoração a Deus.

Todo o problema agora está focado em especificar o significado da palavra mundo no contexto que estamos examinando. O que se entende pela palavra mundo? Com a palavra mundo, pode-se designar várias coisas muito diferentes entre si. Aqui estão as principais.

  1. O planeta em que habitamos (a terra) ou todas as estrelas no céu (o universo).
  2. Um dos três inimigos da alma, formado por prazeres terrenos, pompas e vaida
  3. As estruturas terrenas de uma ordem puramente humana e natural sobre a qualse desenvolve a vida dos leigos que vivem no mundo.

Pois bem, é claro que, quando a Igreja aponta para os leigos a missão de consagrar o “mundo”, não pode se referir ao mundo no primeiro sentido (a terra ou o universo material), nem no segundo sentido, isto é, como inimigo de nossas almas, uma vez que seus prazeres pecaminosos, pompas e vaidades não podem ser santificados: o pecado não pode ser “consagrado”. Nesse sentido, os leigos – igualmente o sacerdote e os religiosos devem declarar guerra ao mundo, devem fugir de suas pompas e vaidades, devem praticar o ascetismo da renúncia e da total negação. A Sagrada Escritura insiste repetidamente na necessidade de renunciar ao mundo, se queremos seguir os passos de Jesus Cristo:

“Não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus” (Tg 4,4).

“O mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” (Gl 6,14). “Sabemos que somos de Deus, enquanto o mundo inteiro está sob o maligno” (1Jo 5,19).

“O que beneficia o homem ao ganhar o mundo inteiro se perder a alma?” (Mt 16,26).

“Não ame o mundo ou o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, a caridade do Pai não está nele. Porque tudo no mundo é concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida, e isso não vem do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e também suas concupiscências; mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo 2,15-17).

É impossível falar mais claro e com uma insistência mais premente. O cristão qualquer que seja seu estado ou condição social deve romper aberta mente com o mundo enquanto inimigo de nossas almas; isto é, deve-se renunciar a todos os prazeres, pompas e vaidades pecaminosos do mundo, por mais doloroso e sensível que seja essa ruptura. Dizer que o cristão que vive no mundo não deve desistir de nada que o mundo lhe ofereça para “consagrar” ou “cristianizá-lo” é um disparate e uma insensatez incomensurável. Há coisas que não podem ser consagradas ou cristianizadas; O pecado é proibido a todos os cristãos, sejam eles sacerdotes, religiosos ou leigos. Sem a ascética da renúncia total do mundo no sentido pecaminoso dessa expressão – ninguém pode santificar-se, nem mesmo obter a salvação eterna de sua alma. Este é o significado das palavras do apóstolo Tiago: “Quem finge ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus” (Tg 4,4).

Então, o que a Igreja quer dizer quando encarrega aos leigos a “consagração do mundo”?

Como o texto do Concílio Vaticano II que reunimos no início deste artigo indica claramente, é evidente que com a palavra ”mundo” a Igreja designa o conjunto das estruturas terrenas de uma ordem puramente humana e natural que constituem a trama da vida secular e através da qual os cristãos que vivem no mundo desenvolvem suas próprias atividades. Aqui entra a família, o trabalho profissional, os negócios, as amizades, a política, etc., e até os divertimentos honestos (jamais os imorais, que pertencem ao mundo como o inimigo de nossas almas). Tudo isso é o que o «cristão leigo» tem que «consagrar», pela fé, religando-os com Deus, isto é, elevando-os ao plano sobrenatural e colocando-os a serviço da glória de Deus e da própria santificação. O cristão leigo não deve renunciar a nenhuma estrutura temporal ou terrena, contanto que seja boa ou indiferente em si mesma, isto é, desde que seja suscetível de ser “consagrada” ou santificada.

Essa é precisamente a grande e específica missão dos leigos: a “consagração” de todas as estruturas terrenas que são consagráveis. O sacerdote e os religiosos renunciaram a todo o temporal e terreno. A «consagração do mundo», posto que não vivem nele ou não são responsáveis pelas atividades terrenas, não lhes pertencem. O religioso – o monge acima de tudo – renunciou radicalmente ao mundo ao se afastar materialmente dele. O sacerdote tem a missão de ser <<ministro de Cristo e dispensador dos mistérios de Deus>> (1Cor 4,1), sem se misturar em nada nas estruturas e tarefas da terra (cf. Jo 17,16). Somente o secular deve religar com Deus todas as estruturas humanas que constituem a trama de sua vida no mundo, <«<consagrando-as»>, cristianizando-as ou, como alguns dizem com uma expressão um tanto forçada, mas muito exata, cristofinalizando-as[2] para que a magnífica fórmula de São Paulo seja cumprida à risca: Tudo é seu, mas você é de Cristo, e Cristo é de Deus (1Cor 3,23). O mundo inteiro – de fato – deve ser completamente submetido a Deus (cf. 1Cor 15,27-28), mas isso só pode ser feito em Cristo, por Cristo e através de Cristo (cf. Ef 1,10; Cl 1,20).

Corresponde ao secular a sublime missão de cristianizar todas as estruturas terrenas e humanas, ou seja, religá-las com Cristo, trazê-las a Cristo, para que Ele, por sua vez, leve-as ao Pai, encerrando o processo finalista da criação do mundo e redenção do gênero humano. Todas as coisas vieram de Deus e todas devem retornar a Ele “para que Deus seja tudo em todas as coisas” (1Cor 15,28).

O Concílio Vaticano II expôs admiravelmente as linhas fundamentais desta sublime missão dos leigos no quarto capítulo da Constituição Dogmática sobre a Igreja, dedicada aos leigos. Aqui estão os principais parágrafos[3]:

“O supremo e eterno sacerdote Cristo Jesus, querendo também por meio dos leigos continuar o Seu testemunho e serviço, vivifica-o pelo Seu Espírito e sem cessar os incita a toda a obra boa e perfeita. E assim, àqueles que intimamente associou à própria vida e missão, concedeu também participação no seu múnus sacerdotal, a fim de que exerçam um culto espiritual, para glória de Deus e salvação dos homens. Por esta razão, os leigos, enquanto consagrados a Cristo e ungidos no Espírito Santo, têm uma vocação admirável e são instruídos para que os frutos do Espírito se multipliquem neles cada vez mais abundantemente. Pois todos os seus trabalhos, orações e empreendimentos apostólicos, a vida conjugal e familiar, o trabalho de cada dia, o descanso do espírito e do corpo, se forem feitos no Espírito, e as próprias incomodidades da vida, suportadas com paciência, se tornam em outros tantos sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo (cf. 1Pd 2,5); sacrifícios estes que são piedosamente oferecidos ao Pai, juntamente com a oblação do corpo do Senhor, na celebração da Eucaristia. E deste modo, os leigos, agindo em toda a parte santamente, como adoradores, consagram a Deus o próprio mundo.

Tendo-se feito obediente até a morte e tendo sido, por este motivo, exaltado pelo Pai (cf. Fl 2,8-9), entrou Cristo na glória do Seu reino. Todas as coisas Lhe estão sujeitas, até que Ele se submeta, e a todas as criaturas, ao Pai, para que Deus seja tudo em todos (cfr. 1Cor 15,27-28). Comunicou este poder aos discípulos, para que também eles sejam constituídos em régia liberdade e, com a abnegação de si mesmos e a santidade da vida, vençam em si próprios o reino do pecado (cf. Rm 6,12); mais ainda, para que, servindo a Cristo também nos outros, conduzam os seus irmãos, com humildade e paciência, àquele Rei, a quem servir é reinar. Pois o Senhor deseja dilatar também por meio dos leigos o Seu reino, reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz, no qual a própria criação será liberta da servidão da corrupção, alcançando a liberdade da glória dos filhos de Deus (cf. Rm 8,21). Grande é a promessa, grande o mandamento que é dado aos discípulos: “tudo é vosso; vós sois de Cristo; e Cristo é de Deus” (1Cor 3,23).

Depois de ter exposto as linhas fundamentais deste grande plano de Deus, que Ele próprio se dignou revelar a nós nas Sagradas Escrituras, o Vaticano II explica de que maneira os leigos devem realizá-lo tendo em vista religar a Deus as estruturas temporais que desenvolve em sua vida[4]:

“Por consequência, devem os fiéis conhecer a natureza íntima e o valor de todas as criaturas, e a sua ordenação para a glória de Deus, ajudando-se uns aos outros, mesmo através das atividades propriamente temporais, a levar uma vida mais santa, para que assim o mundo seja penetrado do espírito de Cristo e, na justiça, na caridade e na paz, atinja mais eficazmente o seu fim. Na realização plena deste dever, os leigos ocupam o lugar mais importante. Por conseguinte, com a sua competência nas matérias profanas, atuação interiormente elevada pela graça de Cristo, contribuam eficazmente para que os bens criados sejam valorizados pelo trabalho humano, pela técnica e pela e a sua cultura para utilidade de todos os homens, sejam melhor distribuídos entre eles e contribuam a seu modo para o progresso de todos na liberdade humana e cristă, em harmonia com o destino que lhes deu o Criador e segundo a iluminação do Verbo. Deste modo, por meio dos membros da Igreja, Cristo iluminará cada vez mais a humanidade inteira com a Sua luz salvadora.

Além disso, também pela união das próprias forças, devem os leigos sanear as estruturas e condições do mundo, se elas porventura propendem a levar ao pecado, de tal modo que todas se conformem às normas da justiça e antes ajudem ao exercício das virtudes do que o estorvem. Agindo assim, informarão de valor moral a cultura e as obras humanas. E, por este modo, o campo, isto é, o mundo ficará mais preparado para a semente da palavra divina e abrir-se-ão à Igreja mais amplamente as portas para introduzir no mundo a mensagem da paz”.

O Concílio encerra sua exortação aos leigos – cujo texto completo deve-se ler e meditar cuidadosamente e com frequência – este magnífico parágrafo, que exalta o papel dos leigos no cume da “consagração do mundo”[5]:

“Cada leigo deve ser, perante o mundo, uma testemunha da ressurreição e da vida do Senhor Jesus e um sinal do Deus vivo. Todos em conjunto, e cada um por sua parte, devem alimentar o mundo com frutos espirituais (cf. Gl 5,22) e nele difundir aquele espírito que anima os pobres, mansos e pacíficos, que o Senhor no Evangelho proclamou bem-aventurados (cf. Mt 5,3-9). Numa palavra, sejam os cristãos no mundo aquilo que a alma é no corpo”.

O papel dos leigos no mundo não pode ser levado mais longe. Devem ser “o que é a alma no corpo”, isto é, seu princípio vital, sua forma substancial, o princípio de todas as suas operações vitais. Eles têm que infundir em todas as estruturas terrenas a seiva vivificante que vem da videira divina, e sem a qual nada podemos fazer (cf. Jo 15,5). Para isso, devem começar a viver intensa mente a verdadeira vida cristã, que consiste na plena incorporação de Cristo mediante a graça divina, nutrida pela Eucaristia como principal alimento espiritual, que nos une profundamente a Ele. Sem vida de intensa piedade, de plena incorporação a Cristo, de profunda fé e de autêntico sentido sobrenatural para descobrir a Deus em todos os eventos da vida e levar a Ele as mesmas estruturas e realidades terrenas, a santificação dos leigos e a “consagração do mundo” – que Deus e a Igreja esperam deles – não passariam de uma bela ilusão e de uma fantasia tão sublime quanto irrealizável.

 

[1] Veja-se, por exemplo, seu discurso no II Congresso Mundial do Apostolado Secular, de 5 de outubro de 1957: AAS 49 (1957) 926.

[2] Veja-se, por exemplo, CONGAR, o.c., c.9 p. 511.

[3] Cf.  Constituição dogmática sobre a Igreja c. 4 n. 34 e 36.

[4] Ibid., ibid., n. 36.

[5] Ibid., ibid., n. 38.

 

FONTE: Antonio Royo Marin, O.P., Teologia da Perfeição Cristã, originalmente 1988, edição brasileira 2020, Editora Magnificat, pp. 835-839.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos mais populares