Sábado, Dezembro 21, 2024

Maria, a Rainha dos Céus e o Livro de Jeremias (Jer 7,18; 44,7-19; 44,25.)

 ACUSAÇÃO PROTESTANTE

“Por que a religião católica chama Maria de ‘RAINHA DO CÉU’? Não lemos no livro de Jeremias que quando os israelitas adoraram a deusa falsa e má chamada ‘RAINHA DO CÉU’ foram PUNIDOS por cultuá-la?”

Em primeiro lugar, os católicos não consideram a Santíssima Mãe do Senhor como deus nem deusa nem nada do gênero!

Em segundo lugar, o fato de que uma divindade pagã fosse conhecida como a rainha do céu não significa que o termo não possa ser corretamente aplicado, num sentido completamente diferente, a Maria. O rei pagão da Babilônia, Nabucodonosor, é chamado de rei dos reis por Daniel (Daniel 2:37), mas isso não impede que Jesus receba o mesmo título (Ap. 17:14; 19:16).

Terceiro, Maria, que todas as gerações “chamarão de abençoada.” (Lucas 1:48) tem um motivo legítimo para reivindicar o título de Rainha do Céu. Como cristãos, reconhecemos Cristo como o rei do céu (Mat. 19:23-24). e como Rei da linhagem real de Davi: “Ele será grande, será chamado Filhon do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai (Lucas:1:32). As Sagradas Escrituras referem-se especificamente a Maria como a mãe de Cristo mais de 25 vezes.

Além disso, devemos notar que “a mãe do monarca reinante é conhecida como a Rainha Mãe, (World Book Encyclopedia 2000). Assim, vemos que “Rainha Mãe” denota a mãe (Maria) de um monarca reinante (O Divino Rei, Jesus Cristo).

A Rainha Mãe, “Gebi Rah” em hebraico, era uma insigne honraria, e uma tradição iniciada com o filho de Davi, Salomão. As Sagradas Escrituras mostram que na Antiga Israel ou Judá a mãe do herdeiro designado gozava de um estatuto especial. Natã recrutou Betsebéia e não Salomão em seu plano de confirmar Salomão como rei (1 Reis 1:11-40). Rainha Mãe era uma posição oficial em Israel e Judá. Prestava-se muita atenção na preservação dos nomes das rainhas mães (1 Reis 14:21; 15:2,13; 22:42; 2 Reis 8:26). A destituição por parte de Asa de sua mãe por idolatria (1 Reis 15:13) indica seu caráter oficial. Quando da morte de seu filho, Atalia assassinou seus próprios netos, os herdeiros legítimos, para conservar o poder de que gozara como rainha mãe (2 Reis 11:1-2). A rainha mãe serviu de conselheira de confiança para seu filho [Prov. 31:1). Nas Escrituras, Deus dá uma enorme ênfase à rainha mãe da linhagem real de Davi. Nas Escrituras mais de 25 vezes após a apresentação do rei judeu, a rainha mãe é indicada, e isso todas as vezes. Em todos esses versículos , notem-se as palavras, “e o nome de sua mãe era”. Note-se o que o rei faz por sua mãe, levanta-se para saudá-la, homenageia-a e manda porem um trono para ela a seu lado direito.

Vemos assim que Maria tem direito ao título de “Rainha do Céu”. Mas onde nas Escrituras Deus diz que terá uma Rainha? Nos Salmos 45:9,12,17 lemos:

Filhas de reis estão entre suas damas de honra: à tua direita está a RAINHA em ouro de Ofir…mesmo os povos mais ricos IMPLORARÃO TEUS FAVORES. Farei TEU NOME SER LEMBRADO EM TODAS AS GERAÇÕES: portanto os povos TE LOUVARÃO para todo o sempre.”

Seu nome será lembrado em todas as gerações. Caiu a ficha? A profecia é realizada em Lucas 1:48: “Pois considerou a humilhação de sua serva: pois sim, doravante TODAS AS GERAÇÕES ME CHAMARÃO abençoada”. No Livro do Apocalipse lemos

Um sinal grandioso apareceu no céu, uma mulher vestida de sol, com a lua sob os pés, e com uma coroa de doze estrelas na cabeça.” (Ap. 12:1-2)

Que espécie de mulher usa coroa? As rainhas usam coroas, mas essa mulher parece estar coroada das ‘mais altas jóias’ da criação, as estrelas, tendo o próprio sol como traje real.


Enfurecido com a mulher, o dragão foi guerrear contra o resto dos seus descendentes, os que observam os mandamentos de Deus e mantêm o testemunho de Jesus.” (Ap. 12:17)


Satã não pôde vencer a mulher [Gen 3:16) então passou a combater seus filhos espirituais, os cristãos, gente que dá testemunho de Jesus Cristo.

Até Martinho Lutero pregou, após a ruptura com Roma, na Festa da Visitação (2 de Julho de 1532) —

“Ela, a Dama acima do céu e da terra, devia ter um coração tão humilde que não se envergonhava de lavar a roupa de baixo ou de preparar um banho para São João Batista, como uma moça servente. Que humildade! Com certeza teria sido mais justo ter preparado para ela uma carruagem de ouro, puxada por 4.000 cavalos, e bradar e proclamar enquanto a carruagem andasse: ‘Aqui vai a mulher que está MUITO ACIMA de todas as mulheres e, com certeza, acima de TODA a raça humana.'”

Cinco anos depois, ao pregar na mesma festa, disse Lutero —

“Ela não estava cheia de orgulho por esse elogio, por este imenso elogio: ‘Nenhuma mulher é como você! Você é mais que uma IMPERATRIZ ou que uma RAINHA… abençoada acima de toda nobreza, de toda sabedoria ou de toda santidade!'”

(LUTHER’S WORKS 36:208; 45:107 citado em REFUTING THE ATTACK ON MARY de Fr. Mateo, disponível em Catholic Answers)

——————————————————————————–

MARIA COMO A MÃE DE CRISTO:

Mateus 1:18; 2:11; 2:13; 2:14; 2:20; 2:21; 12:46; 12:47; 13:55;

Marcos 3:31; 3:32;

Lucas 1:15; 2:33; 2:34; 2:43; 2:48; 2:51; 8:20

João 2:1; 2:3; 2:5; 2:12; 6:42; 19:25; 19:26

Atos 1:14

——————————————————————————–

DEUS RESSALTOU IMENSAMENTE (MAIS DE 25 VEZES) A RAINHA MÃE NA LINHAGEM DOS REIS DAVíDICOS:

1 Reis 2:19 Betsabéia foi, pois, à presença do kei Salomão, para lhe falar de Adonias. E o rei se ergueu para ir ao seu encontro e se prostrou diante dela, e se sentou no trono e mandou colocar um assento para a mãe do rei e ela se sentou à sua direita.

1 Reis 2:20 “Disse ela: Tenho um pequeno pedido a te fazer, não mo negues. E o rei lhe disse: Pede, minha mãe, que não to negarei.” (note-se a intercessão da rainha mãe junto ao rei) Vide também:

I Reis 14:21, 31; 15:2,10,13; 22:42;

II Reis 8:26; 12:1;14:2; 15:2, 33; 18:2; 21:1, 19; 22:1; 23:31, 36; 24:8, 12, 15, 18

2 Crônicas 12:13; 13:2; 20:31; 22:2

Há muitas passagens nas Escrituras em que Deus reconhece a mãe de cada um dos reis da linhagem de Davi, após mostrar que a rainha mãe se assenta à direita do rei.

FONTE:


Pe. Miguel Ángel Fuentes, I.V.E., Exsurge Domini: Maria, a Rainha dos Céus e o Livro de Jeremias (Jer 7,18; 44,7-19; 44,25.). Disponível em : <http://www.exsurge.com.br/apologeticas/maria/textosmaria/mariaarainhadosceuseolivrodejeremias.htm>. Acesso em: 23/11/2012. Tradução: Rogério SacroSancttus

22 COMENTÁRIOS

  1. Meu nome: Antonio

    Não sei se foi por falta ou falhas dos discípulos e apóstolos os que anunciavam a boa nova do evangelho da salvação ao arrependimento do tipo de pecados, não vi nos escritos do novo testamento e muito menos no antigo testamento O SENHOR em sua infinita sabedoria exalta-la como fazem os irmão católicos… por mais que queiram justificar os argumentos não tem sustentação na palavra…

    • eu compartilho do mesmo pensamento. a via de regra a escritura como diz o próprip Senhor, traz vida e vivifica, logo é nossa fonte primária, qualquer ensinamento fora dela, é mera suposição, nesse caso, o mais estranho é que nem os evangelhos possuem esse dogma mariano enfático, nem os apóstolos em suas cartas, seja Paulo, joão ou até mesmo Pedro que consideram primeiro papa… nenhum deles enfatiza tais ensinamentos, e isso e muito claro.

      os católicos usam o argumento da tradição, mas com todo respeito, o que mais Jesus lutou na época foi contra a tradição dos fariseus justamente por que inseriam nas escrituras ou ensinamentos orais o que não constava na lei.

      é a mesma coisa….

      Deus abençoe irmão

    • eu compartilho do mesmo pensamento. a via de regra a escritura como diz o próprip Senhor, traz vida e vivifica, logo é nossa fonte primária, qualquer ensinamento fora dela, é mera suposição, nesse caso, o mais estranho é que nem os evangelhos possuem esse dogma mariano enfático, nem os apóstolos em suas cartas, seja Paulo, joão ou até mesmo Pedro que consideram primeiro papa… nenhum deles enfatiza tais ensinamentos, e isso e muito claro.

      os católicos usam o argumento da tradição, mas com todo respeito, o que mais Jesus lutou na época foi contra a tradição dos fariseus justamente por que inseriam nas escrituras ou ensinamentos orais o que não constava na lei.

      é a mesma coisa….

      Deus abençoe irmão

  2. no trecho do salmos 45, eu tive que gargalhar… não tem absolutamente nenhuma referência à Maria…. o próprio título do salmo é o ungido de Deus (Cristo) e sua Noiva (a igreja que serve a Cristo de verdade)

    • É meu irmão, eles não são nada fáceis – se justificam ao seu bel-prazer. Não para por aqui não, eles justificam a virgindade da virgem, eles justificam a canonização, a beatificação, o purgatório, as procissões com as imagens de escultura, a hóstia, o terço, etc. Eles criaram essas heresias, agora eles têm que sustentar até o final.

      • Os católicos sustentam heresias por que se justificam ao seu bel-prazer? Aí você fala, dentre outras coisas, que justificamos a virgindade perpétua de Maria, quando, nas Escrituras, não há qualquer menção a outros irmãos biológicos de Jesus ou que ela mesma tenha “conhecido” José. (Colocações acerca de irmãos de Jesus fazem referências a pessoas de parentesco próximo, e não propriamente irmãos biológicos.). Você fala também das imagens de escultura, quando no templo de Salomão havia muitas imagens de escultura e Deus não se queixou quanto a isso. Muitos chegam até aqui – ao se tratar das imagens – e entram até em conflito, pois uns alegam que pode ter enquanto outros, não. Aí, cita que uma heresia seria também o purgatório, enquanto na própria teologia judaica, bem antes de Cristo, já se orava pelas pessoas falecidas- inclusive, até mesmo os judeus, ainda hoje, rezam pelos falecidos. Além do que isso também está atestado nas Escrituras, como em Macabeus 12. Já se Macabeus não faz parte do seu Cânon, aí, sinto muito, mas ele foi canonizado junto a outros livros tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Enfim, acredito que você se valeu de suas interpretações particulares ou de interpretações de terceiros que julgou ser convenientes para atacar a Fé da Igreja.

    • E por que o salmo 44 (45) não poderia, conforme colocado no artigo, se referir à Maria? É certo que o salmo fala do rei, que provavelmente seria Salomão em uma dimensão imediata, ou seja, escrita para aquela ocasião própria do cortejo nupcial; no entanto, em uma dimensão mediata, ou seja, escrita para ocasião futura, pode fazer alusão à Maria sim. Afinal, como é colocado no artigo, os reis, desde Salomão, puseram sua mãe à direita como rainha mãe. Sendo Jesus, um rei por excelência, por que também não o faria? (cf. Salmo 45, verso 10 – 10.Entre as tuas amadas estão as filhas do rei; à tua direita uma dama, ornada com ouro de Ofir.)

  3. ainda vejo uma distorção da tradução bíblica pra justificar o injustificável. há uma afirmação aí que Daniel chama o rei Nabucodonosor de “rei DOS reis”, sendo que na tradução original é “rei DE reis”, tendo um significado totalmente diferente.

    • Não, é sua versão que está errada, inclusive essa não é a única parte da bíblia que fala que Nabucodonosor é rei dos reis. Vemos em Ezequiel a mesma coisa, e você pode conferir na própria versão protestante Almeida Corrigida e Fiel:

      “7 Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, desde o norte, trarei contra Tiro a Nabucodonosor, rei de babilônia, o rei dos reis, com cavalos, e com carros, e com cavaleiros, e companhias, e muito povo.” (Ezequiel 26,7) https://www.bibliaonline.com.br/acf/ez/26/7+

      O fato das versões protestantes terem mudado o texto em Daniel não quer dizer que fomos nós que modificamos ou adulteramos.

    • Rei dos reis na Bíblia fala sobre reis terrenos, Nabucodonosor era o rei mais poderoso da terra, mas na passagem não inclui o Rei Celestial.

      • Ué, e quem está dizendo que inclue o rei celestial? A comparação aqui com Nabucondonosor é apenas da momenclatura utilizada, que é a mesma utilizada para Jesus, e isso não era considerado algum tipo de idolatria!

        • Achei um ótimo artigo, Rafael!
          Infelizmente, muita gente ignora ou rejeita qualquer conexão de Maria com o que está colocado no Antigo Testamento.
          Para eles, não há problema em associar João Batista a Elias, as doze tribos de Israel aos doze apóstolos, Cristo ao novo Isaac (em função do sacrifício), ou ao novo Davi (O pastor. cf. Ezequiel 34) etc. Mas, outras associações, como as chaves e seu poder, como Isaías 22 e Mateus 16, em que poderíamos relacionar Eliacim com Pedro, aí, não lhes têm tanta importância. Da mesma forma, é o caso com Maria, a mãe de Jesus: nada do que está no Antigo Testamento serve para lhe fazer referência. Há quem possa contrapor isso alegando que aceita certas passagens do Antigo Testamento, como Isaías 7, que fala da Virgem que daria luz a um filho, conforme retifica Mateus. Mas, se se aceita tal passagem, por que não poderiam aceitar outras? É só por que Mateus faz essa associação – enquanto os efeitos imediatos da profecia de Isaías se referiam ao rei Ezequias? E as demais associações, as quais estão implícitas: como o evangelista Lucas, que vê Maria como a nova Arca da Aliança, portadora da Lei, do Cajado de Aarão e do Maná, sendo estes 3 significados claríssimos de Cristo no Novo Testamento? Essas não são válidas?

  4. Tem nada a ver com Maria, aí se trata da igreja. A perseguição da Besta é Referênte ao povo de Israel, ( Povo de Deus), também se extende a todos os que o aceitaram. No qual á Besta uma vez que sabe o seu fim ! volta-se contra os filhos de Deus no qual são tratados, como: Igreja, Noiva e Até Cidade ou Nação; Nação esta escolhida por Deus. Em fim! Têm nada a ver com Maria e sim ! com o povo de Deus. Cujo o qual ELE considera-se como o noivo que virá buscá-la.

    • Desculpe-me, Cícero, mas tem a ver com Maria também. É muito comum em profecias judaicas que um dado personagem possa assumir uma representação abrangente (coletiva) como também individual. Logo, da mesma forma como aquela Mulher do Apocalipse representa a Igreja e a perseguição que ela sofre, representa também Maria, a discípula por Excelência de Deus, e que sofre com a perseguição referente aos seus filhos.

  5. Paulo afirma que: O único que desceu do céu foi o único que retornou. Jesus Cristo. Maria morreu e não há relato bíblico da sua ressurreição. logo como pode ser Rainha no céu?

      • Amigo, em primeiro lugar, Maria apesar da maior missão de sua vida e da história, casou, viveu conjugalmente com José, e morreu como qualquer outra pessoa. o dogma da assunção veio séculos depois, mas apenas utililizam-se da tradição oral, aí é fácil né… fala se qualquer coisa e não tem base nas escrituras. o que não está revelado não deve ser suposto, pois pelo que me consta a de Jesus tem citado, ascenção ao céu e ressurreição mostrado a muitos, de maria não há relato algum disso, fica a dica ..

        outra coisa, a fonte primária é a Escritura sagrada, e engracado que os evangelhos foram escritos décadas depois da morte de Cristo, aliás o de João ele já estava velho, tambem as cartas ds paulo foram escritas décadas depois e não vemos o ensinamento e nenhuma referência a assunção dela né… aliás nem enfatizam a figura dela. . … sabe por que? por que a veneração mariana nem existia naquele tempo, e é um heresia quem faz…. simples assim, o centro é e sempre será Cristo, maria morreu, cumpriu sua maravilhosa missão, mas passou e ser proclamada bem aventurada não nos dá direito de fazer lhe petições ou rezar a ela, isso não é dulia, é idolatria institucionalizada,

        lástima do império Romano…

  6. Amigo, em primeiro lugar, Maria apesar da maior missão de sua vida e da história, casou, viveu conjugalmente com José, e morreu como qualquer outra pessoa. o dogma da assunção veio séculos depois, mas apenas utililizam-se da tradição oral, aí é fácil né… fala se qualquer coisa e não tem base nas escrituras. o que não está revelado não deve ser suposto, pois pelo que me consta a de Jesus tem citado, ascenção ao céu e ressurreição mostrado a muitos, de maria não há relato algum disso, fica a dica ..

    outra coisa, a fonte primária é a Escritura sagrada, e engracado que os evangelhos foram escritos décadas depois da morte de Cristo, aliás o de João ele já estava velho, tambem as cartas ds paulo foram escritas décadas depois e não vemos o ensinamento e nenhuma referência a assunção dela né… aliás nem enfatizam a figura dela. . … sabe por que? por que a veneração mariana nem existia naquele tempo, e é um heresia quem faz…. simples assim, o centro é e sempre será Cristo, maria morreu, cumpriu sua maravilhosa missão, mas passou e ser proclamada bem aventurada não nos dá direito de fazer lhe petições ou rezar a ela, isso não é dulia, é idolatria institucionalizada,

    lástima do império Romano…

  7. nossa!! basta ver nas escrituras que o único que é digno de receber toda Honra e toda glória é Jesus Cristo!!
    pois ele mesmo disse que o único intercessor junto a Deus é Ele mesmo, ninguém mais, pois Ele não divide sua Glória com ninguém! já fui católica e Deus abriu meus olhos espirituais, e vi o quanto estive errada em buscar, Santos e Maria..O senhor dos exércitos deixou o Espírito Santos para nós instruir enquanto ele volta para nós arrecadarmos se ainda estivermos vivos… enquanto isso busquemos senhor e oremos!! que Deus abra os olhos espirituais dos que ainda acreditam em imagens e adoram Santos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos mais populares