Sábado, Dezembro 21, 2024

Jesus na festa instituída nos Livros de Macabeus

No evangelho de João lemos o seguinte relato:

Em Jerusalém celebrava-se a festa da Dedicação. Era inverno. Jesus andava pelo templo, no pórtico de Salomão.” (João 10, 22-23)

Se um protestante for desafiado a mostrar, em seu cânon do Antigo Testamento, onde está a instituição da festa mencionada por João, ele pode percorrer desde Gênesis até Apocalipse e não encontrará absolutamente nada a respeito. Então, onde está essa menção? Seria esta uma referência a uma festa sobre a qual o Antigo Testamento se mantém em silêncio?

Todas as festas comemoradas em Israel são instituídas em um livro do Antigo Testamento e por uma causa.

Purim (Sortes) – Ester 9, 22;

Páscoa – Ex 12, 6-7;

Hamut, Pães Asmos – Lv 23, 6-8;

Primícias – Lv 23, 9-14;

Festa das Semanas (Pentecostes) – Lv 23, 15 – 21;

Festa das Trombetas – Lv 23, 23-25;

Dia da Expiação, Dia do perdão – Lv 23, 26-32;

Festa de Tabernáculos, festa das cabanas – Lv 23, 33 – 44;

Festa da Dedicação -?

Essas são todas as festas de Israel. Então, onde é referenciada essa festa da dedicação?

A festa da Dedicação só é encontrada em I Macabeus:

Então, Judas e seus irmãos, e toda a assembleia de Israel, determinaram que os dias da dedicação do altar fossem anualmente celebrados, no seu devido tempo, pelo espaço de oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu, com júbilo e alegria.” (I Macabeus 4, 59).

O mês Casleu é justamente no inverno do qual João fala. A festa da dedicação foi instituída por Judas Macabeus e seus irmãos para celebrar a recuperação de Jerusalém e do Templo. O Templo foi limpo, um novo altar foi construído no lugar daquele que havia sido profanado e novos objetos sagrados foram feitos. Quando o fogo foi devidamente renovado sobre o altar e as lâmpadas dos candelabros foram acesas, a dedicação do altar foi celebrada por oito dias entre sacrifícios e músicas (I Macabeus 4, 36).

Para ficar mais claro ainda sobre a menção de João a Macabeus, vamos mostrar o que diz alguns comentários bíblicos protestantes a respeito da festa da Dedicação:

A festa da dedicação foi iniciada por Judas Macabeu em 164 a.C. para comemorar a purificação e rededicação do templo após a contaminação através do culto pagão sob Antíoco Epifânio, e era celebrada todos os anos durante oito dias, começando no dia 25 do mês judaico Casleu.( F20) Não foi uma das grandes festas transmitidas por Moisés; mas era popular entre as pessoas que a chamavam: a festa das luzes disse: “Foi realizada no solstício de inverno (Natal)… e foi chamada de `. A Festa da Nova Era.’” (Comentário Bíblico de Coffman) (https://www.studylight.org/commentaries/eng/bcc/john-10.html)

Versículo 22. A festa da dedicação – Esta foi uma festa instituída por Judas Macabeu, em comemoração à sua purificação do templo depois de ter sido contaminado por Antíoco Epifânio. Esta festa começou no dia vinte e cinco do mês Cisleu, (que corresponde ao dia dezoito do nosso dezembro) e durou oito dias.” (Comentário bíblico de Clark) https://www.studylight.org/commentaries/eng/acc/john-10.html

No site Study Light o leitor pode ver o que diversos comentários bíblicos protestantes tem a dizer sobre esta passagem.

Deve-se notar que absolutamente todas as festas de Israel foram relatadas em livros inspirados, por que somente a festa da dedicação ficaria de fora? Só ela Deus não quis que fosse relatada? E deixou a cabo de um livro “apócrifo” relatar? Estaria Jesus e toda Jerusalém, comemorando uma festa “apócrifa”? Obviamente que não! Esta é mais um prova irrefutável do caráter divino e inspirado do Livro de I Macabeus. Uma festa de tamanha importância que até os dias de hoje é comemorada pelos judeus, não passaria despercebida aos olhos veterotestamentários.

10 COMENTÁRIOS

  1. Ia procurar sobre isto essa semana, e me deparo com essa postagem, rsrs, Deus abençoe irmãos.. teria por acaso algum estudo, sobre as festas do povo de Israel, que aparecem no N.T., pois aqui, o irmão colocou somente as passagens das festas, referentes ao A.T., … poderiam fazer uma relção, cada vez que aparece no N.T., colocar a passagem do A.T. que descreve a festa… Desde já muito obrigado irmãos, Deus abençoe !!

    • Olá Gustavo, que bom que lhe foi de ajuda em sua pesquisa. Nos deuterocanonicos e NT existe ainda a festa de Pentecostes de Atos 2, 1, I Cor 16, 8, que é somente mencionada com este nome em Tobias 2,1 e II Macabeus 12, 31 (coincidentemente é o mesmo capitulo e versiculo nos 2 livros de Tobias e Atos), é a mesma festa que Moisés instituiu só que até então não tinha esse nome.

  2. entendi, obrigado irmão. Fora os deuterocanonicos.. o Novo Testamento cita mais festas do povo? Sei que só no evangelho de São João, por 3 vezes é narrada a Pascoa né? tem mais datas assim no NT, até comrelação aos protocanônicos? Alias, faço uma observação: guardei a tabela que compara os anos de São Jerônimo, em que ele ia escrevendo a favor ou contra os 7 livros.. o Diácono João Victor acabou de usar a mesma tabela, pra mostrar para o Lucas banzoli, denovo… rsrs! Belíssimo trabalho, que Deus retribua 100 vezes irmão, Conte com nossas orações !

    • Olá, Gustavo. As festa judaícas aludidas no NT são Páscoa, Pentecostes, Tabernáculos, a Dedicação de Macabeus, Expiação, Purim, Ano Novo.

      Em relação a São Jerônimo, algumas pessoas me enviaram no Instagram a respeito desse debate, não tinha conhecimento, depois vou assistir, não conhecia o diácono até então. O cânon bíblico de São Jerônimo já está mais do que explicado e provado o seu pensamento em mais de 60 passagens demonstradas no meu texto, bem como a tabela cronológica dos seus escritos até sua morte em 420. Eu estou construindo uma timeline dos escritos de São Jerônimo bem como o universo do cânon bíblico a sua volta e as definições colegiadas dos bispos, o que dá pra ter uma ideia mais profunda do seu pensamento além de apenas as citações de como ele falou a respeito dos livros.

  3. irmãos, esses dias atrás eu li um artigo que fazia a menção de uma citação acho que das cartas de São Paulo… dizia assim: ‘Como está escrito…’ e daí vinha um citação acho que dos deuterocanonicos, ou da septuaginta em grego… vocês lembra que citação é essa de São Paulo?

    • Na realidade pode ser da septuaginta de um modo geral, o NT usou a septuginta como as referencias ao AT.

      Lucas 4,8 e Mateus 4,10 mostrando Jesus falando “está escrito” e referenciando um texto conforme a septuaginta.

  4. olá de novo irmão, aqui nesse artigo, elencamos 9 festas… quando vejo os protestantes falarem sobre festas judaicas, elencam apenas 7, e separam ‘paes azimos da pascoa’, e ‘pentecostes das primicias’, está certo essa separação? ou eram festejados unidas essas festas? , e também não citam festa das luzes, (purim)…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos mais populares