Objeção protestante O uso extensivo de citações do Antigo Testamento pelos escritores do Novo Testamento revela a extensão do cânon para a Igreja primitiva. Claramente, todos os livros do Antigo Testamento são citados, muitas vezes com a denominação formal: ‘Assim diz o Senhor’ e ‘Está escrito’. No entanto os livros deuterocanônicos nunca são citados no Novo Testamento, muito menos com qualquer fórmula solene. |
Resposta: Esta objeção exagera demais sobre o uso de citações no Novo Testamento. Por esta razão, a maioria dos apologistas protestantes sérios, hoje, preferem usar essa objeção com mais cuidado.
Não é verdade que todos os livros do Antigo Testamento que os protestante consideram como canônicos são citados no Novo Testamento. Na verdade, existem vários livros que não tem nenhuma citação. Por exemplo, o Novo Testamento não cita os livros de Juízes, Rute, Esdras, Neemias, Abdias, Naum, Ester, Cântico dos Cânticos, ou Eclesiastes.[1] A ausência de Ester, Cântico dos Cânticos e Eclesiastes, é de interesse particular desde que os rabinos judeus, bem nos dois primeiros séculos cristãos, ainda debatiiam sobre seus status de inspiração. Por este motivo, os estudiosos às vezes se referem a eles como livros “marginais”, uma vez que parecem ser os últimos livros a fazerem parte definitivamente no cânon rabínico. A este respeito, H.E. Ryle destaca-se:
“Os três livros ‘disputados’, Ester, Cântico dos Cânticos, e Eclesiastes, não recebem nenhum apoio do Novo Testamento, seja por citação, ou por alusão, para terem o seu lugar entre as Escrituras canônicas. Por outro lado, seria temerário inferir que seus conteúdos não sendo mencionados ou referidos, que os escritores do Novo Testamento não os consideram como canônicos.”[2]
De acordo com Ryle, a falta de uma citação (ou mesmo uma alusão) para um livro do Velho Testamento não exclui de fato a possibilidade de sua inclusão no cânon. Caso contrário, os livros de Ester, Cântico dos Cânticos e Eclesiastes seriam rejeitados também. Uma vez que o Novo Testamento não replica o cânon protestante do Antigo Testamento, este argumento se torna nulo.
O fato da questão é que a falta de citações não fornece evidência de que o Novo Testamento rejeitou o status canônico de um determinado livro, assim como apenas uma citação não afirma canonicidade de um livro.[3] Na melhor das hipóteses, o uso de citações (ou a falta de citações) argumenta apenas em cima de probabilidade e como FF Bruce observa: “Argumentos de probabilidade são ponderados diferentemente por juízes diferentes”.[4] Nada definitivo pode ser concluído a partir da ausência de uma citação, uma vez que é impossível determinar se ele foi deliberadamente omitido ou que o escritor simplesmente não encontrou uma ocasião para incluí-lo em seu livro. No entanto temos diversas passagens em que os deuterocanônicos são citados pelos autores do Novo Testamento, a baixo temos as mais claras referências:
Tobias
Atos 2, 1, I Cor 16, 8 → Tobias 2, 1;
Apocalipse 8, 2-5 → Tb 12,12-15;
Tobias 13, 16-18 → Apocalipse 21, 18-21
Judite
I Coríntios 2, 9-11 → Judite 8, 14;
I Cor 10, 10-12 → Judite 8, 23-26;
I Macabeus
João 10, 22-23 → I Macabeus 4, 59;
Apocalipse 6, 10 → I Macabeus 6, 22;
Gálatas 1, 4, I Timóteo 2, 6, Tito 2, 14 → Macabeus 6, 44;
II Macabeus
Hebreus 11, 35 → II Macabeus 7, 13-14;
Atos 2, 1, I Cor 16, 8 → Macabeus 12, 31;
Baruc
Baruc 3, 28-30 Romanos 10, 5-6
Baruc 4, 37 Mateus 8, 11
Sabedoria
Sabedoria 9, 9 → João 1, 1-3
Sabedoria 7, 21 → João 1, 3
Sabedoria 6, 18 → João 14, 15
Sabedoria 7, 26; 18, 3-4 → João 8, 12; 1, 9).
Sabedoria 7, 30 → João 1, 5
Sabedoria 9, 9 → I Coríntios 2, 7
Sabedoria 6, 11 → I Coríntios 2, 9
Sabedoria 3, 6 → I Coríntios 3, 12-15
Sabedoria 7, 26 → Hebreus 1, 3
Sabedoria 2,13-20 → Lucas 23,35.37.39; Marcos 14,61.65; Marcos 15,15.19-20; Marcos 15,30-31
Sabedoria 4, 19 → Atos 1, 18
Eclesiástico
Eclesiástico 1, 1-4 → João 1, 1-2
Eclesiástico 24, 6-7 → Mateus 8, 20; Lucas 9, 58
Eclesiástico 15, 7-9 → João 1, 11
Eclesiástico 15, 3; 24, 21 e 29, 21 → João 6, 35
Eclesiástico 6, 26 → João 14, 6
Eclesiástico 6, 27-29;Eclesiástico 51, 34 → Mateus 11, 29-30
Eclesiástico 11, 18-20 → Lucas 12, 16-21
Eclesiástico 24, 44-45 → I Pedro 3, 18-20; I Pedro 4, 6
Eclesiástico 1, 5 → João 1, 1; Apocalipse 19, 13
Eclesiástico 28, 25-26 → Tiago 3, 5-6
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[1] Alguns podem argumentar que os Doze Profetas Menores sempre foram considerados como um bloco de escritos, portanto, os status inspiração de Obadias e Naum são assegurados por outras citações dos Profetas Menores. A edição vigésima sexta da Nestle-Aland grego do Novo Testamento (Eberhard Nestle et al, eds, novembro Testamentum Graece, 26 ed (Stuttgard:… Deutsche Bibelstiftung, 1979), 739-75) omite as citações dos livros citados de Juízes, Cântico dos Cânticos, Rute, Lamentações e Ester. Grego das Sociedades Bíblicas Unidas “Novo Testamento (Kurt Aland, et al, eds, do Novo Testamento grego, 3 ª ed (Nova Iorque, Londres, Edimburgo, Amsterdã e Stuttgard:…. Sociedades Bíblicas Unidas, 1975), 897 -900) também incluiu os livros de Josué, o Eclesiastes, Esdras, Neemias e os livros das Crônicas.
[2] Herbert Edward Ryle, O Cânon do Antigo Testamento: Um Ensaio sobre o crescimento gradual e a Formação do Cânon hebraico das Escrituras, (London: Macmillan and Co. Limited, 1904), 162 (grifo meu)
[3] Ver, McDonald, 98-99
[4] FF Bruce, o cânon das Escrituras (Downers Grove, Illinois: Intervarsity Press, 1988), 41