Sábado, Dezembro 21, 2024

Os Agrafas e Logias de Jesus na Igreja Primitiva: Uma prova da tradição oral

INTRODUÇÃO

Os termos “agrafa” e “logia” referem-se a ditos atribuídos a Jesus que não se encontram nos Evangelhos canônicos do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas e João). Enquanto “agrafa” denota ditos de Jesus “não escritos” ou “não registrados” nos quatro Evangelhos, “logia” é um termo grego que significa simplesmente “palavras” ou “ditos” que podem também estar nos livros canônicos. Ambos são importantes para entender como a Tradição Oral era transmitida entre os primeiros cristãos que desconheciam o conceito de Sola Scritpura.

A importância dos agrafa reside em:

Diversidade Teológica: Revelam diferentes perspectivas teológicas que existiam nas primeiras comunidades cristãs.

Tradição Oral: Testemunham a rica tradição oral dos primeiros cristãos.

Contexto Histórico: Oferecem insights adicionais sobre a vida e os ensinamentos de Jesus.

Os agrafas e logias são encontrados em várias fontes antigas, incluindo:

Escritos Patrísticos: Os escritos dos Pais da Igreja, como Clemente de Alexandria, Orígenes e Justino Mártir, frequentemente citam ditos de Jesus que não estão nos Evangelhos canônicos.

Papiros e Manuscritos Antigos: Descobertas arqueológicas, como os Papiros de Oxirrinco, oferecem uma riqueza de materiais adicionais.

Eles podem também ser encontrados nos Evangelhos Apócrifos como o Evangelho de Tomé, o Evangelho de Pedro etc.. e também na literatura Gnóstica como o Evangelho de Maria e o Evangelho de Filipe, porém não faremos uso aqui de citações desse último grupo, mas apenas de fontes cuja memória é ortodoxa.

 Exemplo dos Agrafas Bíblicos

“recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” (Atos 20,35)

Esse é um exemplo de Agrafa do livro de Atos, de um ensinamento de Jesus propagado por Paulo que não foi escrito nos evangelhos, como Paulo nunca esteve com Jesus pessoalmente, obviamente o recebeu de forma oral.

Exemplo dos Agrafas provindos da Tradição


MANUSCRITOS DO EVANGELHO LUCAS

Sejam aprovados os examinadores!” (Lucas 6,4)

Este dito, encontrado em algumas variantes do Evangelho de Lucas, não está presente na maioria dos textos canônicos. Ele enfatiza a importância do discernimento espiritual.

CLEMENTE DE ROMA

Pois assim Ele falou: ‘Sede misericordiosos, para que possais obter misericórdia; perdoai, para que vos seja perdoado; conforme julgardes, assim sereis julgados; conforme sois benignos, assim vos será mostrado o bem; com a medida com que medirdes, com a mesma será medido para vós.’” (Clemente de Roma, Carta aos Coríntios I, 13)

POLICARPO DE ESMIRNA

mas lembrando-se do que o Senhor disse em Seu ensino: ‘Não julgueis, para que não sejais julgados; perdoai, e ser-vos-á perdoado; sede misericordiosos, para que podeis obter misericórdia; com a medida que medirdes, será medido para vós novamente;’ e mais uma vez: ‘Bem-aventurados os pobres e os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino de Deus.’” (Policarpo de Esmirna, Epístola aos Filipenses, 2,)

PAPIAS

Como os anciãos que viram João, o discípulo do Senhor, lembraram-se de terem ouvido dele como o Senhor ensinou a respeito daqueles tempos, e disse: ‘Dias virão em que as videiras crescerão, tendo cada uma dez mil ramos, e em cada ramo dez mil galhos, e em cada galho verdadeiro dez mil brotos, e em cada um dos brotos dez mil cachos, e em cada um dos cachos dez mil uvas, e cada uva quando prensada dará cinco e vinte metros de vinho. E quando qualquer um dos santos agarrar um cacho, outro gritará: ‘Sou um cacho melhor, pegue-me; bendiga o Senhor através de mim’. Da mesma maneira, [Ele disse] que um grão de trigo produziria dez mil espigas e que cada espiga teria dez mil grãos e cada grão produziria dez libras de farinha clara, pura e fina; e que maçãs, sementes e grama produziriam em proporções semelhantes; e que todos os animais, alimentando-se apenas dos produtos da terra, se tornariam pacíficos e harmoniosos, e estariam em perfeita sujeição ao homem.’” (Papias de Hierápolis, As Exposições da Palavra do Senhor, 4”)

JUSTINO MÁRTIR

Portanto também nosso Senhor Jesus Cristo disse: Em tudo o que eu te apreender, eu te julgarei.” (Justino Mártir, Diálogo com Trifão, 47)

Na Primeira Apologia Capítulo 15 Justino discute os ensinamentos éticos de Jesus, que incluem referências a tradições orais e ensinamentos que podem não estar diretamente nos Evangelhos canônicos.

No Diálogo com Trifão Capítulo 47 Justino menciona ensinamentos de Jesus sobre a circuncisão e outros tópicos que não estão diretamente nos textos canônicos e no Capítulo 88 Discussão sobre a alma e a ressurreição que inclui referências a ensinamentos de Jesus.

CLEMENTE DE ALEXANDRIA

Pedi, ele diz pelas grandes coisas, e as pequenas vos serão acrescentadas.” (Clemente de Alexandria , Stromata , 1, 24, 158)

 “Com razão, portanto, a Escritura também em seu desejo de nos tornar tais dialéticos, nos exorta: Sejamos cambistas aprovados, desaprovando algumas coisas, mas retendo o que é bom.” (Clemente de Alexandria, Stromata , 1, 28, 177)

Pois não relutantemente, diz ele, o Senhor declarou em um certo evangelho: Meu mistério é para mim e para os filhos de minha casa.” (Clemente de Alexandria, Stromata – 5, 10, 64)

ORÍGENES

Mas o próprio Salvador diz: Quem está perto de mim está perto do fogo; quem está longe de mim, está longe do reino.” (Orígenes, Homilia sobre Jeremias, 20, 3)

 CONCLUSÃO


Como vemos, os cristãos até o segundo século, citavam palavras de Jesus que não foram escritas em nenhum Evangelho, não se trata de ditados quaisquer, mas sim atribuições as palavras do próprio Salvador que eles receberam ou pelo menos eram conhecidas nas Igreja, advindas da tradição oral que se perpetuou até eles. Assim, as agrafas e logias de Jesus representam uma fascinante prova do ensinamento da tradição extrabíblica na Igreja primitiva, que guardava os ensinamentos e histórias transmitidas através dos séculos desconhecendo o conceito de Sola Scriptura. Embora não façam parte da bíblia, esses ditos continuam a ser objeto de estudo e reflexão, contribuindo significativamente para a compreensão histórica e teológica do cristianismo primitivo.

BIBLIOGRAFIA


“Sayings of the Lord: The Sayings Gospel Q in Greek and English with Parallels from the Gospels of Mark and Thomas.” Philadelphia: Fortress Press, 1989.

“Jesus Outside the New Testament: An Introduction to the Ancient Evidence.” Grand Rapids: Eerdmans, 2000.

Nag Hammadi and the Gospel Tradition: Synoptic Tradition in the Nag Hammadi Library.” Edinburgh: T&T Clark, 1986.

“Constructing Jesus: Memory, Imagination, and History.” Grand Rapids: Baker Academic, 2010.

“The Historical Jesus: The Life of a Mediterranean Jewish Peasant.” San Francisco: HarperSanFrancisco, 1991.

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