Terça-feira, Janeiro 21, 2025

Exegese do Antigo Testamento sobre os Termos Hebraicos de Prostração e Adoração

Exegese do Antigo Testamento sobre os Termos Hebraicos de Prostração e Adoração[i]

 

619 (hawa) III, exclusivamente no tronco de Eshtaphal, hishtahawa "prostrar-se"; "adorar."

 

Antigamente isso era analisado como um Hithpael[ii]  de shaha (q.v.)[iii]. Cognato com o hgar ugarítico[iv] "curvar-se" (UT 19: n. 847), usado em paralelo com kbd "honrar", o verbo ocorre 170 vezes, na maioria dos casos ligados a adoração a Deus, deuses ou ídolos .

O verbo, em seu sentido original, significava prostrar-se no chão, como em Ne 8, 6 "adoraram" (KJA, JFAA), mas mais corretamente "prostraram" (BAM, BJ) como a expressão arsa' "no chãorequer.

A prostração era bastante comum como um ato de submissão diante de um superior. Os vassalos nas cartas de Amarna escrevem: "Aos pés do rei … sete vezes, sete vezes caio, para a frente e para trás". (Cf. ANEP[v], fig. 5.) Jeú ou seu servo se ajoelha com a testa tocando o chão diante de Shalmaneser III no Obelisco Negro (cf. ANEP, fig. 351).

Os muçulmanos realizam sua salah ou oração ao fazer um sugud elaboradamente prescrito (do hebraico sagad "curvar-se") no qual a testa deve tocar o chão.

A palavra grega proskuneo, que é usada para traduzir hishtahawa 148 vezes na LXX, teve um desenvolvimento semântico semelhante à palavra hebraica. Assim, proskuneo pode significar "prostração" ou "adoração". Se a proskunesis que Alexandre o Grande recebeu, implicava "adoração" ou simplesmente "reverência" era incerta para seus contemporâneos, como tem sido para os estudiosos.

A prostração era um ato comum de auto-humilhação realizado diante de parentes, estranhos, superiores e especialmente ante à realeza. Abraão se curvou diante dos hititas de Hebrom (Gn 23, 7, 12). Ele também se curvou diante dos três estrangeiros que o visitaram em Mamre (Gn 18, 2), assim como Ló diante dos dois visitantes angélicos que vieram a ele em Sodoma (Gn 19, 1).

Nem perceberam na época que estavam diante de seres sobre-humanos. Balaão, no entanto, percebeu que era um anjo que bloqueava seu caminho, e ele "caiu em prostração" (Nm 22,31).

Seguindo o protocolo egípcio, os irmãos de José fizeram reverência diante dele (Gênesis 42, 6; 43, 26, 28), cumprindo assim seu sonho (Gênesis 37; 7, 9, 10).

Por causa da infidelidade dos filhos de Eli, sua posteridade será reduzida pelo julgamento de Deus (1Sm 2,36) "se curvará” (KJA); “irão prostrar-se" (BAM); “virá se prostrar” (BJ). Em En-Dor Saul reconheceu Samuel revivificado e “lhe fez reverência" (1Sm 28,14, JFMA).

Foi em pleno desafio à etiqueta da corte persa que Mardoqueu se recusou a se curvar ou se prostrar diante de Hamã (Est 3, 2; 5; cf. Heródoto 1.134; 3.86; 8.118). Targum e Midrash explicam a recusa de Mordecai com base em um suposto ídolo na túnica de Hamã. Mardoqueu pode ter se irritado com o pensamento de se curvar diante de um amalequita ou agagita (Est 3; 1; cf. 1Sm 15, 32-33).

O verbo é usado em 1Cr 29, 20 com duas frases, literalmente como na Ave Maria: "prostrando-se diante do Senhor e diante do rei.". Na Bíblia KJA "ajoelhou-se em homenagem ao Senhor e ao rei”. Na BJ “para se prostrar diante de Deus e diante do rei”. Na JFAA fornece um segundo verbo: "inclinaram-se e prostraram-se perante a Senhor e perante o rei". Assim, os egípcios se curvarão diante de Moisés, pedindo que ele se retire, e reis e princesas se curvarão perante a Sião redimida (Ex 11, 8; Is 45:14; 49:23).

O verbo é usado com menos frequência para a adoração de um indivíduo ao Senhor. Abraão, a caminho do sacrifício, diz a Isaac diz que ele está indo adorar (Gn 22, 5). O desolado Saul pede perdão para que ele possa adorar (1Sm 15, 25, 30-31). É usado com mais frequência em atos particulares de adoração, por exemplo, do servo de Abraão que Inclinou-se, então, o homem e prostrou-se" (Gn 24, 26, 48) e de Gideão (Jz 7, 15) ao experimentar a graça de Deus. Tais atos frequentemente envolviam prostração real "à terra", como no caso do servo de Abraão (Gn 24, 52), Moisés (Ex 34, 8), Josué (Js 5, 14) e Jó (Jó 1, 20).

No Êxodo, há três casos de adoração comunitária espontânea: quando as pessoas ouviram que o Senhor havia falado com Moisés (Ex 4,31), quando receberam instruções para a Páscoa (Ex 12, 27) e quando viram o coluna de nuvem (Ex 33, 10). Em  2Cr 20,18, Josafá e o povo prosternaram-se em adoração diante do Senhor." (Ave Maria), quando ouviram sua promessa de vitória.

Ordens ou convites para adoração são dados a Moisés, Arão e aos anciãos em Ex 24, 1: "Sobe para o Senhor,…e prostrai-vos à distância." (Ave Maria), e por ocasião das primícias, deporás o cesto diante do Senhor, teu Deus, prostrando-te em sua presença."(Dt 26, 10; a menos que seja indicado o contrário, as citações subsequentes serão da Ave Maria). O salmista exorta: "Vinde, inclinemo-nos em adoração, de joelhos diante do Senhor que nos criou." (Sl 94, 6).

Após a morte do filho de Betsabeia, Davi entrou em sua capela para adorar (2Sam 12, 20). Seu filho, Salomão, terminou o templo (2Cr 7, 3), que se tornou o foco do culto organizado. Embora houvesse santuários rivais, como a arqueologia confirmou, Ezequias insistiu que o culto fosse realizado "diante deste altar em Jerusalém" (2Rs 18,22; Is 36, 7; 2Cr 32,12; 29, 29-30). O salmista declara: "Adorarei em direção ao teu santo templo" (Sl 5, 8; cf. 137, 2). Jeremias falou aos que adoravam no templo que precisavam se arrepender (Jr 7; 2; 26; 2). Como eles não se arrependeram, Nabucodonosor destruiu o templo, mas Ezequiel teve uma visão de um novo templo no qual o príncipe e seu povo iriam adorar (Ez 46, 2, 3, 9).

Os Salmos e os profetas prevêem o dia em que os gentios também adorarão. Os que adoram o Senhor incluem: "Que os povos vos louvem" (Sl 66, 4); "todos virão prostrar-se" (Is 66, 23), todas as nações (Sl 21, 28; 72, 11, Sf 2,11; Zc 14, 16-17) reis e príncipes (Is 49, 7; cf Sl 71,11); "todos os que dormem" (Sl 22, 30), que na BJ interpreta como "todos os prósperos" da terra.

Perante o Senhor, não apenas os homens adoram, mas também os b'ne'elim (Sl 28, 1-2) "filhos dos poderosos", literalmente "filhos de Deus(BAM e BJ), provavelmente anjos (cf. Sl 88, 6, mas também Sl 96, 7). Neemias 9, 6 declara que o céu do céu e todo o seu exército, a terra e tudo o que ela contém, o mar e tudo o que nele se encerra; sois vós quem dais a vida a todos os seres e o exército do céu vos adora.”. De acordo com Sl 96: 7, mesmo os deuses se prostram diante do Senhor[vi].

O segundo mandamento proíbe a adoração de quaisquer imagens esculpidas ou outros deuses (Ex 20, 5; 34-14; Dt 5, 9). Os israelitas foram avisados para não adorarem os deuses dos amorreus, hititas, etc. (Ex 23,24; Sl 80, 10).

No entanto, Israel adorava repetidamente outros deuses (Dt 29, 25; Jud 2,12, 17; Jr 13,10; 16,11; 22, 9). Esses deuses incluíam os dos moabitas (Nm 25, 2), os dos edomitas 2Cr 25, 14). Astarte dos sidônios, Camos de Moab, Melcom dos amonitas (1Rs 11,33) e Baal de Sidom (1Rs 16, 31; 22, 54).

Em uma passagem interessante, o verbo é usado tanto para "adoração" quanto para "reverenciar" sem uma atitude de adoração. Após a cura de Naamã e sua conversão à adoração monoteísta do Senhor (2Rs 5, 17), o oficial sírio perguntou a Eliseu: "Nesse caso, o Senhor perdoa seu servo: quando meu mestre (ou seja, o rei) entra em casa de Rimmon para adorar ali, apoiado no meu braço, e me curvo na casa de Rimmon, quando me curvo na casa de Rimmon, o Senhor perdoa seu servo neste assunto "(2Rs 5,18, BJ). Eliseu não se opôs e disse: "Vá em paz.

Uma passagem problemática é Gênesis 47, 31, onde Jacó antes de morrer "prostrou-se sobre a cabeceira de sua cama (mitta)". Na LXX, no entanto, lê-se: "Israel fez reverência, inclinando-se do alto de seu cajado.", tornando as consoantes como matteh "cajado". O Siríaco e Itala concordam; Hb 11, 21 cita a LXX. Nesse contexto, Speiser sugere: "O termo 'curvar-se' 'não precisa significar aqui nada além de um gesto de apreço silencioso…". Conferir também 1Reis 1,47, onde o moribundo Davi se curva na cama.

Veja também kakap, kara, qadad, sagad, abad.

Bibliografia

Ap-Thomas, D. R., "Notes on Some Terms Relating to Prayer," VT 6: 229-30.
Cranfield, C. E. B., "Divine and Human Action," Interp 12: 387-98.
Davies, G. Henton, "Worship in the OT," in IDB, IV, pp. 879-83.
Driver, G. R., "Studies in the Vocabulary of the Old Testament," JTS 31: 27940.
Rowley, H. H., Worship in Ancient Israel, London: S. P. C. K., 1967,
Watts, John D. W., "Elements of Old Testament Worship," JBR 26:217-21. TDNT, VI, pp. 758-463. THAT, I, pp. 530-32.

 

Original em Inglês: Old Testament Exegesis on the Hebrew Terms for Prostration and Worship – http://orthodoxinfo.com/inquirers/prostration_heb.aspx

 

Notas


[i] N. T. Legendas:

BJ – Bíblia de Jerusalém

KJA – King James Atualizada BAM – Bíblia Ave Maria

JFAA – João Ferreira de Almeida Atualizada

LXX – Septuaginta

[ii] N.T.: Existem 3 graus de intensidade para os verbos em hebraico:

1.   QalÉ a forma básica para as demais declinações dos verbos em hebraico (o homem matou)

2.   PielÉ a voz intensiva ativa do Qal, sendo assim no completo. Enquanto no Qal se dizia que o homem matou”, no Piel se diz que o homem assassinou”. O grau já deixa bem claro a extensão da ação.

3.   Hithpael – É a voz reflexiva e intensiva do Piel. Enquanto voz reflexiva, o sujeito tanto pratica como sofre a ação. Em português é o caso da frase Eduardo suicidou-se”. Assim, enquanto no Piel se dizia que o homem assassinou”, no Hitpael se diz que o homem estrangulou-se ou suicidou-se” – ou seja, demonstra que o homem cometeu um crime muito bárbaro contra si mesmo.

[iii] N.T.: shaha, significa curvar-se”, prostrar-se

[iv] N.T.: Ver Língua Ugarítica no link: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_ugar%C3%ADtica

[v] N.T.: ANEP Ancient Near East in Pictures (Pritchard) é uma antologia de importantes textos históricos, legais, mitológicos, litúrgicos e seculares do antigo Oriente Próximo. Apesar do nome, os textos incluídos têm ampla cobertura e não se relacionam necessariamente ao Antigo Testamento.

[vi] N.T.:  Sl. 96,7. Texto citado em Hb 1,6. A palavra deuses é empregada no sentido de anjos.

Tradução: JBF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos mais populares