Fulton J. Sheen chamou a FSSPX de "seita cismática"

Diversos
Typography

 

A luz mais brilhante da Igreja americana no século 20 está entre os muitos clérigos que chamaram a atenção da FSSPX por seu comportamento cismático,

Dez anos antes das consagrações cismáticas pelo Arcebispo Marcel Lefebvre, Sua Excelência Fulton J. Sheen previa o rumo que a FSSPX estava tomando. Na época (1978), a FSSPX já havia sido suprimida canonicamente, e Lefebvre tinha ordenado sacerdotes contra a vontade expressa do Santo Padre, o que lhe valeu uma suspensão a divinis.

Depois de receber uma carta de uma mulher preocupada com a FSSPX, Sheen escreveu uma resposta advertindo para as graves consequências de se brincar de "seita cismática".

A autenticidade desta carta é indiscutível, mesmo pela própria FSSPX. A carta foi impressa no  The Angelus, braço editorial da Fraternidade São Pio X, logo depois que foi escrita, juntamente com uma resposta repreendendo Sheen.

21 de setembro de 1978

 

Cara Barbara,

 

Eu agradeço a sua amável carta e a admiro como a mãe de oito crianças pequenas. Estou certo de que você é ocupada, mas feliz.

 

Se você tem alguma influência sobre a sua amiga, eu lhe imploro que a convença a deixar a chamada Sociedade de São Pio X. Este grupo não tem aprovação eclesiástica, e de fato, pode levá-la, e possivelmente a sua família, ao cisma e até mesmo a heresia.

 

O Concílio Vaticano aprovou a atualização da Liturgia e entre as mudanças estão aquelas recomendadas para a Missa. As alterações feitas pelo Papa Paulo VI não foram mudanças doutrinais, elas apenas mudaram o latim para o vernáculo. Houve muitas mudanças na Missa através dos séculos.

 

O Senhor nunca disse a Missa em latim; Ele usou a linguagem da época. Além disso, a mudança na tradução não altera o sentido do texto. Estou sempre à procura de traduções que façam as Escrituras mais compreensíveis e claras.

 

Uma vez que eu nunca escrevo para alguém a menos que escrevam para mim, eu não escreverei para a Sra. Richardon. Peço-lhe para lhe dizer que ela deve retirar-se dessa seita cismática o mais rapidamente possível, ou sofrer a consequência de, possivelmente, encontrar-se fora da Igreja.

 

Deus vos ama!

† Fulton J. Sheen.

 

FONTE


Peter O'Dwyer. Sheen Even Called It Schism <http://www.churchmilitant.com/news/article/even-sheen-called-it-schism>. September 18, 2015

 

PARA CITAR


O'DWYER, Peter. Fulton J. Sheen chamou a FSSPX de "seita cismática". <http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/concilio-vaticano-ii/diversos/820-fulton-j-sheen-chamou-a-fsspx-de-seita-cismatica>. Desde 19/09/2015. Tradutora: Michela Costa.

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS