Jesus não nasceu em 25 de Dezembro porque fazia frio em Belém? A resposta Católica.

Natal
Typography

Pastor com suas ovelhas em Belém no Natal

 

Muitas vezes ouvimos em oposição a 25 de dezembro como nascimento de Cristo, que ele não poderia ter nascido nesta data uma vez que os pastores não estariam vigiando seus rebanhos durante a noite nos campos perto de Belém como relatado por Lucas (Lc. 2, 8), se fosse em Dezembro, porque é frio nesta região. Isto provavelmente seria verdadeiro se fosse em Belém, uma cidade dos Estados unidos, no estado da Pensilvania, onde a neve e o frio rígido fazem com que as pessoas fiquem em casa, mas em Belém, Judéia, onde Jesus nasceu, ali a história é muito diferente.

Quem faz esta objeção acha que a palestina tem um inverno tal qual a Europa. Vale lembrar que a Palestina não é a Inglaterra, Rússia, ou Alasca.

A Escritura nos diz que os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó viviam em tendas durante todo o ano.

 “Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao apelo divino, partiu para uma terra que devia receber em herança. E partiu não sabendo para onde ia. Foi pela fé que ele habitou na terra prometida, como em terra estrangeira, habitando aí em tendas com Isaac e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Porque tinha a esperança fixa na cidade assentada sobre os fundamentos (eternos), cujo arquiteto e construtor é Deus.” (Hebreus 11, 8-10)

A bíblia relata a permanência de Abraão na terra prometida, e que eles eram pastores nômades, habitando em tendas toda a sua vida (Gn 12, 8; 13, 3, 5; 18, 1; 24, 67; 26, 17 ; 31, 25; 3, 18; 35, 21). Se por acaso existisse um inverno tão rigoroso a ponto dso pastores não poderem estar olhando seus rebanhos durante a noite do nascimento de Cristo, como é que os patriarcas poderiam viver em simples tendas em meio a inverno tão supostamente rigoroso?

Além disso tudo A Escritura ainda relata que Jacó vigiava o rebanho de seu sogro na geada do inverno na noite:

Estes vinte anos eu estive contigo; as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho.Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava; o furtado de dia e o furtado de noite da minha mão o requerias. Estava eu assim: De dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o meu sono fugiu dos meus olhos.” (Genesis 31, 38-40)

No inverno, enquanto se celebrava a festa da Dedicação instituída no livro dos Macabeus e celebra pelo Judeus até hoje, Jesus passeava tranquilamente no Pátio do Templo:

"Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno. Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão." (João 10, 22-23)

Não houve nenhum problema em Jesus estar do lado de fora durante o inverno, por que haveria problema dos pastores estarem com suas ovelhas do lado de fora?

Podemos ver no site do accuweather, um dos mais respeitados sites de metereologia do mundo, que a temperatura média de Jerusalém no mês de Dezembro varia entre 10 e 20 ºC em todo o mês de Dezembro. Claro que estamos falando de 2015 anos de diferença, porém por projeção e sabendo que não houve uma drástica mudança climática em Jerusalém neste tempo, podemos afirmar que esta era a temperatura média que Maria e José enfrentavam quando Jesus nasceu. Em outros locais com temperatura menor que esta, várias atividades são feitas normalmente, nada impediria pastores estarem com seus rebanhos no campo, mesmo levando em conta a temperatura mínima e mesmo que houvesse neve.

Aqui seguem algumas fotos de Belém no Natal em diversas épocas. Como poderá ser visto, o clima é muito leve, e os serviços religiosos são realizados do lado de fora sem casacos de inverno. Neve e frio são a exceção na Judéia no Natal, quase nunca ocorrem. Os pastores certamente poderiam estar no campo em 25 de dezembro.

 

 

 

PARA CITAR


Apologistas Católicos. Jesus não nasceu em 25 de Dezembro porque fazia frio em Belém? Disponível em: <http://apologistascatolicos.com.br/index.php/apologetica/natal/837-jesus-nao-nasceu-em-25-de-dezembro-porque-fazia-frio-em-belem-a-reposta-catolica>. Desde 07/12/2015,

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS